PIEMONTE FM

terça-feira, 3 de março de 2015

Tromba d’água assusta banhistas em praia da grande Recife-PE


trombarecifeUm fenômeno conhecido por tromba d’água assustou moradores e banhistas da praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo (1º). A formação da grande nuvem próxima ao mar se deslocou rapidamente, aos olhos da população incrédula. Muita gente sacou seus smartphones – na praia e nos prédios próximos – para registrar o fenômeno pouco registrado em praias do litoral pernambucano. Logo as imagens foram parar nas redes sociais.
Vários vídeos foram divulgados e compartilhados pelas redes sociais. As imagens foram enviadas para análise da meteorologista de plantão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Edvânia Santos. Ela confirmou se tratar de uma tromba d’água, fenômeno que ocorre apenas sobre a superfície da água, podendo ocorrer em mares, rios e lagos. A meteorologista também explicou que o surgimento deste fenômeno está ligado ao aparecimento de de nuvens de chuvas e ventos com fortes turbulências
Veja um dos vídeos enviados por internautas e também coletado nas redes sociais:
A tromba d’água surge na água, captura a umidade e vai em direção à terra. Apesar da aparência assustadora, ela não causa grande destruição. Enquanto tornados podem chegar a 200 km/h, trombas chegam a, no máximo, 80 Km/h.
De acordo com último relatório da Apac, nuvens oceânicas densas têm atingido o litoral no momento. As chuvas devem continuar até esta segunda-feira (2), pois a região está sendo atingida por dois sistemas climáticos: a Zona de Convergência Intertropical e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está se deslocando em direção oeste.
O Corpo de Bombeiros não registrou feridos no momento do fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário