PIEMONTE FM

quarta-feira, 4 de março de 2015

Programação cultural homenageia as mulheres durante o mês de março

Neste final de semana, a agenda cultural do Estado homenageia as mulheres. Abrindo a programação artística do Governo da Paraíba do mês de março, filme e shows serão apresentados em João Pessoa e Campina Grande. No sábado (7), as atividades ocorrem em Campina Grande. No Cine Teatro São José, a partir das 19h, será exibido o filme “Mulher Marcada para Viver- Elizabeth Teixeira”, documentário dirigido por Eduardo Coutinho. A noite é encerrada com shows das cantoras Gitana Pimentel e Érica Maria, às 20h, integrando o projeto Music From Paraíba – Edição Mulheres. A entrada é gratuita.
No domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a programação segue no Espaço Cultural José Lins do Rego com o show “Canto das Mulheres”, que tem como atração principal a lenda viva pernambucana Lia de Itamaracá. A abertura fica por conta da cirandeira paraibana Vó Mera. As apresentações de cultura popular começam às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada também é gratuita.
Filme – “Mulher Marcada para Viver- Elizabeth Teixeira” – o documentário dirigido por Eduardo Coutinho (1933-2014) conta a história da líder sindical que teve o companheiro, João Pedro Teixeira, assassinado por lutar por reforma agrária e reivindicações das Ligas Camponesas, em Sapé, na década de 1960. Após a morte do marido, Elizabeth, tomou pra si as bandeiras defendidas pelas ligas camponesas e seu companheiro e se tornou uma das grandes líderes rurais do Brasil.
Lia de Itamaracá – Nascida na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco, Lia, 71 anos, conquistou público e prestígio ao se tornar refrão de uma ciranda conhecida no Nordeste brasileiro. Maria Madalena Correia do Nascimento é cozinheira e trabalhou por anos como merendeira em escola pública. Lia de Itamaracá é cantora de cirandas e referência no estilo. As duas são a mesma pessoa, mas confundiram-se a vida inteira entre o anonimato da servidora estadual e a originalidade da artista que chamou atenção de ouvintes em todo o mundo.
vó mera2
Vó Mera – É um dos expoentes mais carismáticos da cultura popular paraibana. Moradora do bairro do Rangel, conta ela que o primeiro coco do qual participou aconteceu na cidade de Alagoinha/PB. Vó Mera hoje se apresenta juntamente com os seus netos e possui um CD gravado de nome “Vó Mera e Seus Netinhos”. Recentemente o seu nome foi atribuído ao anfiteatro localizado na praça de seu bairro.
Gitana Pimentel – Lançou seu primeiro CD autoral intitulado ‘Enfim Só’ no ano de 2011. O disco teve excelente repercussão e vem sendo tocado em várias rádios do Brasil. Já participou de grandes eventos, como: Festival Palco Giratório Paraibano 2009, Projeto Seis e Meia e Estação Nordeste. Foi indicada ao Prêmio Multishow 2013 na categoria Nova Canção com a sua música Pra Cima de Mim, em parceria com o pianista André Victor, e ficou entre as 4 mais votadas pelo júri popular, chegando à final do concurso. Atualmente, trabalha na produção do seu novo disco com faixas inéditas cedidas por grandes compositores da música brasileira, como Almir Guineto, Adalto Magalha, Ivan Mendonça, Adilson Gavião e Mário Sérgio, do grupo Fundo de Quintal.
Érica Maria – Cantora, atriz e compositora, Érica Maria é natural de Roraima e já faz parte da atual cena musical paraibana. Iniciou sua trajetória artística em 2004, sendo uma das finalistas da Paraíba no Programa Fama, produzido pela Rede Globo. No show deste sábado, a artista se apresentará ao lado de Rayssa Melo, Walter Guimarães e Victor Rama. Participação especial: Lara Sales.
Campanha – Com o tema “Autonomia, essa é nossa decisão” – Paraíba: Mulher Forte e de Valor, o Governo da Paraíba lança nesta sexta-feira (6) a campanha e programação oficial de março, que terá uma série de atividades intersetoriais realizadas durante todo o mês para homenagear as mulheres. Além das ações culturais, a programação conta com rodas de diálogo e palestras sobre importantes temáticas do universo da mulher, como violência, família, direitos da mulher e outros assuntos, e ainda ações de saúde, educação, jogos interativos e outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário