PIEMONTE FM

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Tire sua dúvida e saiba a sequência correta dos votos nestas eleições

por Juka Martins

Se você ainda não sabe qual a sequência correta dos votos da eleição deste ano, confira abaixo e tire suas dúvidas, para não votar errado neste domingo (05). Aproveite e conheça também qual a diferença entre o voto branco e o voto nulo.
Qual é a ordem da votação na urna?
Primeiro, a urna exibirá ao eleitor o painel relativo ao cargo de deputado estadual ou distrital
(5 dígitos); na sequência, deputado federal (4 dígitos); depois, senador (3 dígitos); governador
(2 dígitos); e, por fim, presidente da República (2 dígitos).
Posso levar cola na hora de votar?
Sim. Os eleitores podem levar anotados os números dos seus candidatos.
Posso fazer boca de urna?
Não. Boca de urna é a ação dos cabos eleitorais e demais ativistas, denominados “boqueiros”, junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, promovendo e pedindo votos para o seu candidato ou partido. A Lei Eleitoral proíbe a realização de atividades de aliciamento de eleitores e quaisquer outras que visem ao convencimento do eleitor nos últimos momentos antes da votação.
Qual é a diferença entre voto branco e nulo?
São nulos os votos sufragados a candidatos que não obtiveram registro da candidatura (mesmo que seus nomes constem na urna), votos destinados a políticos ou partidos inexistentes ou quando o eleitor escolhe o mesmo postulante para os dois cargos de senador. Já o voto em branco pode ser acionado pela tecla específica na urna eletrônica. Apesar de não interferirem nos cálculos, é importante considerar que quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito.
Por exemplo, se existem dois candidatos, X e Y, e X termina o primeiro turno com 52% dos votos e o candidato Y com 35% dos votos, 10% dos votos é branco e 3% nulo, isso significa que 3% dos eleitores não querem o candidato X e nem Y no poder, e o que vencer estará bom. Então, desta forma o candidato X tem 62% de aceitação do eleitorado.
Quando saem os resultados?
A apuração começa a partir das 17h do dia 05 de outubro, quando já são divulgados boletins sobre a prévia dos resultados. O dia 9 de outubro é o prazo final para os Tribunais Regionais Eleitorais emitirem os resultados provisórios das eleições para governador e vice-governador de Estados e do Distrito Federal e para presidente e vice-presidente da República. Em caso de segundo turno, os resultados começam a ter sua prévia divulgada a partir das 17h do dia da votação, 26 de outubro. O prazo para a divulgação do resultado final é dia 31 de outubro.
Fonte: iG e eleicoes2014.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário